NTME

Unidade 2 – O papel do docente e do aluno em cursos a distância

Fundamentos da EaD

Objetivos

A Educação a Distância incorporou diversos elementos da educação presencial. No entanto, professores e estudantes tiveram seus papeis modificados e ampliados nesse cenário.
O objetivo desta unidade é compreender e problematizar o papel do docente e do estudante em EaD.
Vejamos abaixo de que maneira essa nova dinâmica afeta a relação entre docentes e alunos:

Atividades


Para iniciarmos nossa discussão e nos apropriarmos conceitualmente do tema, você deve ler os textos “Competências docentes para a EaD”, uma perspectiva teórica” e “Mapeamento de Competências: um foco no aluno da Educação a Distância”. A seguir, realize a atividade proposta.

Leitura complementar 

Recomendamos também os seguintes textos complementares, cuja leitura é opcional:

  • Programa de mentoria online: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes, de Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Regina Maria Simões Puccinelli Tancredi e Maria da Graça Nicoletti Mizukami. O texto "apresenta os referenciais teórico-metodológicos e resultados iniciais de uma pesquisa-intervenção sobre processos formativos de mentoras e de professoras iniciantes".
  • Tecnologia e educação: trabalho e formação docente, de Raquel Goulart Barreto. O texto "analisa as construções teóricas e ideológicas relativas à precarização de trabalho e formação docente, tendo em vista os discursos que sustentam as políticas em curso".

Atividade 01

Atividade 2.2.1: Compreensão dos textos a partir de exercícios

Após a leitura dos textos, acesse a Atividade 2.2.1 no Tidia4 e responda às questões propostas, baseadas nos textos de leitura obrigatória.

1) Quais os aspectos pedagógicos que devem ser considerados na elaboração de aulas em cursos a distância?

2) Nas pp. 11 e 12 do texto “Competências docentes para a EaD”, os autores destacam 9 competências que os professores devem mobilizar para atuarem em cursos a distância. Indique as competências que você considera que já apresenta e aquelas que ainda deve desenvolver para atuar em cursos a distância mediados pelas TICs. Apresente de que forma pretende adquiri-las.

3) No texto “Mapeamento de Competências: um foco no aluno da Educação a Distância” as autoras descrevem 12 competências que podem ser mobilizadas em estudantes de cursos a distância, bem como os conhecimentos, habilidades e atitudes a essas associadas. Enumere pelo menos 3 competências e as respectivas habilidades que você considera fundamentais em desenvolver com seus estudantes em cursos a distância. Justifique.

Redija seu texto em Fonte: Arial; tamanho da letra: 12; Espaçamento entre linhas: 1,5. Salve seu arquivo como atividade 2.2.1_(seu nome completo) e o submeta como arquivo na Atividade.

Bom trabalho!

DedicaçãoDedicação: 4 horas

PrazosPrazo: 19/10/16

PrazosCritério de avaliação:
    *Pontualidade no envio da atividade de acordo com o cronograma;
    *Interpretar os dados fornecidos pelos textos, analisando-os de forma crítica;
    *Utilização correta dos dados fornecidos pelo texto na exposição dos argumentos;
    *Embasamento dos argumentos;
    *Escrita clara, objetiva e coerente.