NTME

Unidade 4 – Avaliação na EaD

Fundamentos da EaD

Objetivos

A avaliação dos processos de ensino e de aprendizagem é um dos pontos nevrálgicos da Educação Presencial que se mantém na Educação a Distância. Apesar de todos os estudos nesta área, o ato de avaliar ainda gera uma série de dúvidas e questionamentos. A avaliação tem sido utilizada amplamente como atribuição de notas, visando aprovação ou reprovação dos alunos.

O objetivo desta unidade é conhecer as diferentes funções didático-pedagógicas da avaliação no processo de ensino-aprendizagem, em particular na EaD.
Veja abaixo como funciona a avaliação na EaD:

Atividades


Para iniciar a discussão e apropriar-se conceitualmente do tema, você deve ler o texto “Avaliação no Ensino a distancia”. A seguir, realize a atividade proposta.

Atividade 01

Atividade 2.4.1: Avaliação na EaD

Observe as descrições abaixo que apresentam as diferentes formas de avaliar utilizadas pelo Prof. João que ministra um curso na modalidade a distância na UFABC.

1) Como o tema de uma das aulas do curso exige que os alunos tenham domínio de alguns conceitos, trabalhados em uma disciplina não ministrada pelo Prof. João, ele resolve aplicar um questionário para os alunos, antes de iniciar o curso, na tentativa de obter informações sobre o conhecimento dos discentes e organizar melhor a sequência das aulas.

2) A orientação da Universidade, para os cursos na modalidade a distância, é de que a avaliação de aprendizagem final seja realizada presencialmente, em um dos polos. O prof. João opta em fazer essa avaliação com vinte questões objetivas.

3) Para orientar seus alunos e estimulá-los ao estudo, no decorrer do curso, o Prof. João opta por realizar atividades pontuais a cada módulo, utilizando ferramentas de interação e diálogo, como wikis e fóruns. Nestas atividades sempre faz apontamentos e sugestões, orientando sobre os erros e acertos, incentivando o aperfeiçoamento em um ciclo contínuo e ascendente.

  • Após a leitura das afirmações, classifique-as, indicando se correspondem a avaliação diagnóstica, somativa ou formativa. Não se esqueça de justificar a classificação, indicando em que momentos cada um dos tipos de avaliação devem ser praticados na EaD e como você introduziria cada uma delas em seu futuro curso. Realize a atividade solicitada, utilizando a bibliografia sugerida para leitura.
  • Disponibilize sua classificação no editor online da atividade.

Bom Trabalho!!

DedicaçãoDedicação: 2 horas

PrazosPrazo: 26/10/16

PrazosCritério de avaliação:
    *Pontualidade no envio da atividade de acordo com o cronograma;
    *Interpretar os dados fornecidos pelos textos, analisando-os de forma crítica;
    *Utilização correta dos dados fornecidos pelo texto na na classificação das afirmações;
    *Embasamento dos argumentos;
    *Escrita clara, objetiva e coerente.