NTME

Unidade 6 – Direitos autorais

Fundamentos da EaD

Objetivos

Assim como em um curso presencial, o curso a distância requer que tomemos alguns cuidados. Nesta unidade, nos atentaremos aos cuidados relacionados aos Direitos Autorais dos materiais que serão utilizados no curso que estamos planejando.

O objetivo desta unidade é conhecer a legislação relacionada aos direitos autorais, com foco na EaD.
Antes de mais nada, vamos fazer uma breve apresentação sobre o assunto:

 

Atividades


Alguma vez você se perguntou de onde surgiu a ideia de direitos autorais? O que são estes direitos, como se fundamentam e quais são as leis que os regem? Para responder a estas questões sugerimos a leitura do texto Unifei – Direitos Autorias. O texto, além de responder as perguntas aqui lançadas permitirá a você começar a refletir sobre os direitos dos materiais que virá a utilizar em seu curso. Após a leitura do texto supracitado, indicamos que você tenha contato com questões mais profundas acerca dos Direitos Autorais. Para isso, sugerimos a leitura de um segundo texto, Direitos Autorais, onde questões como Propriedade Intelectual e Domínio Público serão retratadas. Leitura complementar  Recomendamos também, de forma opcional, a leitura do texto: Íntegra a lei 9.610, de fevereiro de 1998, sobre direitos autorais, clique aqui

Atividade 01

Atividade 2.6.1: Análise de situações que envolvem Direitos Autorais

Analise as afirmações abaixo, indicando se são verdadeiras (V) ou Falsas (F) a partir das informações do texto. Você deverá realizar esta atividade na ferramenta exercícios do AVA, para isso, clique aqui.

1) Quando uma obra se encontra sob o domínio público, você não pode utilizá-la sem a permissão por escrito do seu autor.

2) Mesmo uma obra estando em domínio público, o ideal é que se faça referência a seu autor.

3) Quando formos utilizar pequenos trechos de um livro em forma de citação, ou apenas fazer uma consulta a ele, é necessário, além de citar sua fonte, solicitar licença de uso.

4) Adriana teve a ideia para a construção de um aplicativo mobile e contou para a Luiza. Entretanto, Adriana não materializou a ideia. Luiza, que concretizou a ideia acaba de ganhar um prêmio e Adriana reivindica parte dele, mas Luiza não concorda. A forma de pensar de Luiza está de acordo com a lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998.

5) A professora de paleontologia Lays pretende encenar com seus alunos trechos do filme “Jurassic Park”. Ela deve procurar os responsáveis pelo roteiro do filme solicitando autorização e deve pagar direitos autorais para os autores.

6) Paulo estava sendo acusado de um crime e seu advogado resolveu utilizar um artigo científico como prova de sua inocência, sem pagamento dos direitos autorais ao autor da pesquisa. O advogado de Paulo infringe os direitos do autor ao fazer uso do artigo, sem pagamento.

7) Gerson e Vitor são estagiários em uma equipe multidisciplinar na UFABC que está desenvolvendo um software educativo. Eles reivindicam direitos autorais e estes estão sendo negados pelos coordenadores do projeto. Esta atitude, por parte da UFABC, está correta.

 

DedicaçãoDedicação: 3 horas

PrazosPrazo: 02/11/16

PrazosCritério de avaliação:
    *Pontualidade no envio da atividade de acordo com o cronograma;
    *Escrita clara, objetiva e coerente.