NTME

Unidade 1- Introdução à Metodologia Intera

Planejamento

Objetivos

Para a criação de qualquer objeto de aprendizagem o planejamento é essencial. E isso é ainda mais crucial na Educação a Distância que tem pouco espaço para improvisos. Estando ou não no mesmo espaço físico e/ou temporal, virtual ou real, professor, estudante e conteúdo precisam se “encontrar” para que a dinâmica do ensino-aprendizagem ocorra. Já imaginou o que ocorre se o estudante ingressa no ambiente virtual para estudar e não há nem professor, nem colegas e nem conteúdo disponível? Há diversas metodologias elaboradas, testadas e difundidas para a criação de Objetos de Aprendizagem. Nessa unidade, apresentaremos a Metodologia Intera.

A Metodologia Intera  foi pensada como alternativa para o planejamento e desenvolvimento de qualquer Objeto de Aprendizagem, seja este um texto, uma sequência de slides, um vídeo, uma aula, um curso, um jogo, entre outros. A Metodologia Intera deve ser considerada um arcabouço de processos para o desenvolvimento de qualquer tipo de conteúdo utilizado para a aprendizagem.

O objetivo desta unidade é conhecer a Metodologia Intera para o planejamento e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem, inclusive cursos virtuais.

Para começar, vamos saber como funciona a Metodologia Intera:

Atividades


Para conhecer a importância dessa Metodologia no planejamento de seu curso virtual, recomendamos a leitura do texto "Processos e Metodologias para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem". Foque a leitura no item 1.4: "Apresentando a Metodologia Intera". A seguir, realize a atividade proposta que consiste em um fórum de discussão.

Atividade 01

 

Atividade 3.1.1 – Impressões sobre a Metodologia INTERA

Após a leitura do texto “Processos e Metodologias para o Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem”, com foco no item 1.4 “Apresentando a Metodologia Intera”, discuta com os colegas as suas impressões sobre a metodologia estudada no Fórum intitulado: Impressões sobre a Metodologia INTERA

DedicaçãoDedicação: 4 horas

PrazosPrazo: 09/11/16

PrazosCritério de avaliação:
    * Participação ativa, trazendo para o fórum sua experiência pessoal e profissional; * Interação com os colegas, comentando suas postagens e trazendo novas contribuições. * Participação ética, respeitando a pluralidade de opiniões.