Capacitação de Tutores


A UFABC ofertará na modalidade a distância, através do Programa UAB e em parceria com a UNIFEI, turmas do curso de capacitação de tutores presenciais e a distância via WEB pelo Tidia-AE, para sua equipe de tutores a partir de março de 2010.

Este curso visa familiarizar o tutor com o ambiente Tidia-AE através da WEB e com as boas técnicas de comunicação e atendimento dos alunos, assim como ressaltar aspectos importantes e atuais deste relacionamento para a motivação da aprendizagem, respeitando e incentivando aautonomia e a participação ativa nos trabalhos em equipe.

Para tanto, novos conceitos e novas práticas são apresentados, refletidos e incentivados na formação desta tutoria, tais como nos processos de avaliação a serem utilizados nos cursos da UFABC com a aplicação de técnicas eficazes de avaliação da aprendizagem utilizando dinâmicas individuais e de grupo e com a implementação da avaliação da aprendizagem formativa, somativa e diagnóstica.

A aplicação desta modalidade só é bem sucedida com grande interatividade e com atividades em grupo programadas com prazos fixos para o acompanhamento da evolução gradual do trabalho por parte dos participantes e da equipe de professores e tutores.

Na UFABC o resultado do curso de capacitação de tutores é utilizado para o próprio processo seletivo de tutores. Os candidatos que tiverem passado para a etapa de alunos do referido curso terão o respectivo desempenho avaliado e os melhores ocuparão as vagas disponíveis para exercerem a função de tutores, com bolsas do FNDE/UAB/MEC.

Confira os cursos de capacitação oferecidos pelo PACC