Cursos


Tecnologias e Sistemas de Informação

O curso de Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação fornecerá alguns dos principais conceitos e ferramentas para a formação de gestores de sistemas de informação e vai ao encontro das demandas regionais e nacionais de capacitação de profissionais na área. Esses profissionais serão capacitados para liderar a implantação de inovações nas organizações, o que será alcançado por meio da introdução de diversas tecnologias emergentes.

O curso também proporcionará a gestores em exercício a possibilidade de atualização de seus conhecimentos. Ele ainda poderá contribuir para a formação de profissionais de ensino para ministrar conceitos e técnicas atuais da área.

Com duração de 24 meses, tem 12 disciplinas específicas, além das atividades comuns aos cursos de especialização na modalidade a distância (Treinamento na ferramenta de apoio ao ensino, Metodologia Científica e Monografia).

Os alunos deverão acessar o ambiente diariamente. Serão avaliados de forma contínua, durante o desenvolvimento das atividades, além da avaliação que será feita nos encontros presenciais. Ao todo, serão 8 encontros presenciais (1 inaugural, 5 avaliativos, 1 de orientação para a monografia e 1 para apresentação da monografia).

Ficha técnica do curso:

Duração: 24 meses
Seleção: Prova
Público alvo: Graduados em nível superior em cursos da área de exatas, particularmente da área de informática e afins, e graduados em nível superior de outras áreas, desde que tenham experiência profissional comprovada na área de informática e familiaridade com sistemas de informação.

Projeto Pedagógico

Ciência e Tecnologia

O curso é composto de 16 disciplinas a serem frequentadas diariamente a distância pela WEB e com 8 encontros presenciais (1 inaugural*, 5 avaliativos, 1 de orientação para a monografia e 1 para defesa da Monografia) no respectivo Polo de Apoio Presencial em que o aluno for matriculado.

  • As disciplinas possuem atividades avaliativas diárias (nos dias úteis) pela WEB (49% da nota) e atividades avaliativas presenciais (51% da nota).
  • Para obtenção do certificado de Especialista em Ciência e Tecnologia o aluno deve completar 360 horas com aprovação nas disciplinas e na Monografia.

As disciplinas pertencem a três categorias, como a seguir:
o   Obrigatórias (46% da carga horária)
o   De opção limitada (30% da carga horária)
o   Livres (24% da carga horária)

Ficha técnica do curso:
Duração: 24 meses
Seleção: análise de currículo e da justificativa pela escolha do curso
Pré-requisitos: Ter email e conhecimentos básicos de informática como usuário da Internet para a realização de buscas, interação e comunicação on-line.

Projeto Pedagógico

Capacitação Docente

Através do Programa UAB e em parceria com a UNIFEI, a UFABC oferta na modalidade a distância, turmas do curso de capacitação de docentes via WEB pelo Tidia-AE, para seus professores e funcionários desde agosto de 2009.
Este curso visa apresentar via WEB, as ferramentas tecnológicas do Tidia-AE e seu adequado uso didático-pedagógico baseado em uma metodologia para os tempos atuais: buscando encantar o aluno, como forma de superar a ausência física, instigandoo desenvolvimento da autonomia, do trabalho em equipe, de expressão textual e sensoriais e sobretudo promovendoconstantes incentivos através da interação.

Para tanto, novos conceitos e novas práticas sãoapresentados, refletidos e aplicados no planejamento, no desenvolvimento, na formação da tutoria, durante a oferta e no processo de avaliação dos referidos cursos.
Além disto, em paralelo o participante desenvolveum projeto prático individual (um por participante) de material instrucional para EaD, conforme o transcorrer dos temas abordados no curso e desenvolvidos dentro do ambiente virtual, com acompanhamento diário do desenvolvimento das atividades de planejamento e desenvolvimento de conteúdo pela equipe da UFABC/UNIFEI, dentro do Tidia-AE.

A aplicação desta metodologia só é possível com grande interatividade e com atividades em grupo programadas com prazos fixos para o acompanhamento da evolução gradual do trabalho por parte dos participantese da equipe de professores e tutores.

Deste modo, o curso se desenvolve em dois ambientes para cada participante: o ambiente em que ele é aluno, recebendo e interagindo com novos conteúdos e o ambiente em que ele, no papel de professor, constrói sua própria disciplina virtual, como atividade discente do seu curso de capacitação. O processo de construção de cada projeto individual ocorre de forma espiral – a cada novo conteúdo abordado no curso de capacitação, há uma reconstrução do conteúdo de sua disciplina virtual incorporando estes novos conceitos.

Conteúdos abordados conforme carga horária:

  • fundamentos de educação a distância;
  • teorias de aprendizagens aplicadas à EaD;
  • exploração prática da estrutura e dos recursos do ambiente virtual de aprendizagem
  • considerações importantes para a produção de material didático para EaD focando a multimídia (animações, jogos e objetos de aprendizagem);
  • técnicas de ensino/aprendizagem para web;
  • fundamentos para o desenvolvimento de cursos virtuais: (planejamento, tutoria, mídias, conteúdos, avaliações, direitos autoriais, etc) .
  • mídias para EaD (material impresso, material on-line, vídeos, TV e ferramentas inovadoras);
  • competências necessárias para os profissionais envolvidos em projetos de EaD (equipe multidisciplinar);
  • design instrucional – teoria e prática: conceitos, metodologias, estratégias (check list, mapas conceituais, mapas de atividades teóricas, práticas e interativas)
  • implementação de técnicas efetivas de comunicação e interação para EaD com aprendizagem colaborativa;
  • referenciais de qualidade para EaD (MEC).
  • técnicas de avaliação do ensino específicas para EaD  (planejamento, tutoria, mídias e conteúdos);
  • ambientes virtuais e/ou softwares de aprendizagem inclusivos;
  • aplicação de técnicas eficazes de avaliação da aprendizagem utilizando dinâmicas individuais e de grupo;
  • implementação da avaliação da aprendizagem (formativa, somativa e diagnóstica);

Confira os cursos de capacitação oferecidos pelo PACC

Capacitação de Tutores

A UFABC ofertará na modalidade a distância, através do Programa UAB e em parceria com a UNIFEI, turmas do curso de capacitação de tutores presenciais e a distância via WEB pelo Tidia-AE, para sua equipe de tutores a partir de março de 2010.

Este curso visa familiarizar o tutor com o ambiente Tidia-AE através da WEB e com as boas técnicas de comunicação e atendimento dos alunos, assim como ressaltar aspectos importantes e atuais deste relacionamento para a motivação da aprendizagem, respeitando e incentivando aautonomia e a participação ativa nos trabalhos em equipe.

Para tanto, novos conceitos e novas práticas são apresentados, refletidos e incentivados na formação desta tutoria, tais como nos processos de avaliação a serem utilizados nos cursos da UFABC com a aplicação de técnicas eficazes de avaliação da aprendizagem utilizando dinâmicas individuais e de grupo e com a implementação da avaliação da aprendizagem formativa, somativa e diagnóstica.

A aplicação desta modalidade só é bem sucedida com grande interatividade e com atividades em grupo programadas com prazos fixos para o acompanhamento da evolução gradual do trabalho por parte dos participantes e da equipe de professores e tutores.

Na UFABC o resultado do curso de capacitação de tutores é utilizado para o próprio processo seletivo de tutores. Os candidatos que tiverem passado para a etapa de alunos do referido curso terão o respectivo desempenho avaliado e os melhores ocuparão as vagas disponíveis para exercerem a função de tutores, com bolsas do FNDE/UAB/MEC.

Confira os cursos de capacitação oferecidos pelo PACC

Cursos PACC

O Programa Anual de Capacitação Continuada da Universidade Aberta do Brasil (PACC/UAB) abriu novos cursos de extensão universitária para docentes, tutores e coordenadores de pólos da UAB. Essa iniciativa tem fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e contempla quatro áreas em desenvolvimento educacional. Os cursos ocorrerão no segundo quadrimestre de 2013(agosto a outubro) e mais informações devem ser obtidas com os respectivos coordenadores.

Metodologia para desenvolvimento de Objetos de Aprendizagens (OAs)
Responsável: Juliana Braga (CMCC).
Coordenadora: Lays Fitaroni (laysfitaroni@gmail.com).
Período: 5/8 a 16/10.
Carga horária: 60 horas.
Conteúdos programáticos: Metodologias para desenvolvimento de OAs, detalhamento de cada etapa para desenvolvimento de OAs segundo Metodologia INTERA e Tecnologias móveis para desenvolvimento de OAs.

 

Novas Tecnologias e Metodologias para Educação
Responsável: Márcio Silva (CMCC).
Coordenadoras: Ingrid Zia (ingrid.zia@ufabc.edu.br) e Regina Carteano (rekarteanoarrobagmail.com).
Período: 6/8 a 17/10.
Carga Horária: 60 horas.
Conteúdos programáticos: Ambiente virtual para EaD (introdução e ferramentas doTidia); Formação docente; Planejamento de curso virtual em EaD; Avaliação.

 

Produção de Vídeo
Responsável: Marília Mello Pisani (CCNH).
Coordenador: Paulo Aguiar (paulolopes10@gmail.com).
Período: 5/8 a 25/10.
Carga horária: 60 horas.
Conteúdos Programáticos: O curso será desenvolvido ao longo de 12 semanas e é composto por três módulos: Módulo 1 – Introdução ao vídeo e às possibilidades de seu uso no ensino; Módulo 2 – Ferramentas e técnicas para produção de vídeo; Módulo 3 – Desenvolvimento do projeto final.

 

Uso da webconferência na Educação a Distância
Responsável: Sílvia Dotta (CMCC).
Coordenadora: Adriana Keiko (keiko.nishida@gmail.com).
Período: 6/8 – 28/10.
Carga horária: 44 horas.
Conteúdos programáticos: Fundamentos da Comunicação virtual; Conceituação de webconferência; Estratégias para condução de aulas síncronas; Planejamento, aplicação e avaliação de aula virtual pela ferramenta de webconferência.
Veja a descrição dos cursos oferecidos pelo PACC:

 

NTME – Capacitação de formadores e conteudistas

O foco do curso de capacitação dos formadores e conteudistas (professores, coordenadores, equipe multidisciplinar, nova equipe de capacitação) é viabilizar gradualmente a aprendizagem e a execução do planejamento das atividades (conforme orientações do curso) e o levantamento dos conteúdos necessários às futuras disciplinas dos cursistas, condizentes com estas atividades voltadas para o aprendizado dos cursistas. As atividades do curso são planejadas e conduzidas de maneira a promover interações e reflexões entre os participantes. O objetivo é gerar um relacionamento de busca, troca de experiências e conhecimentos, criando um ambiente efetivamente voltado para a aprendizagem colaborativa.

 

PACC – Curso de capacitação de tutores

O foco do curso de capacitação dos tutores é explicar a dinâmica do curso, ambientalizá-los nas ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem, conscientizá-los sobre as boas práticas didático-pedagógicas para uma boa ação mediadora dos mesmos com uma boa interação dos formadores, viabilizando e incentivando a aprendizagem conforme demanda dos cursistas, para o adequado cumprimento das atividades.

 

WEBCONF – Uso da webconferência em educação a distância

Considerando a demanda de docentes por aprenderem estratégias didáticas apropriadas para comunicação síncrona, o objetivo deste curso é capacitar, metodologicamente (não visa a capacitação das ferramentas, inerente no transcorrer do curso), docentes e tutores para uso da webconferência na prática de atividades a distância. Os cursistas terão a oportunidade de conhecer e aplicar diferentes metodologias de mediação educação a distância para conduzir aulas virtuais, webinários, palestras on-line etc. Ao final, os docentes serão capazes de planejar e gerir aulas síncronas. O curso será implementado no ambiente virtual Tidia e as atividades síncronas ocorrerão na sala virtual oferecida pela RNP.

 

OA – Desenvolvimento de objetos de aprendizagem

As novas tecnologias possibilitam a criação de objetos de aprendizagem interativos que conferem uma dinâmica mais adequada aos cursos EAD. A demanda gerada pelos docentes, em especial aqueles envolvidos com o Edital das TICs, levou à proposta deste curso. O objetivo deste curso é apresentar aos cursistas técnicas e metodologias para desenvolvimento de objetos de aprendizagem, ao final, pretende-se iniciar a organização de um repositório de objetos de aprendizagem.

 

PV – Produção de vídeos

A crescente participação dos docentes da UFABC nos cursos da UAB tem colocado desafios sobre linguagens e metodologias para construção de conhecimentos junto aos alunos a distância. Por essa razão, muitos docentes têm procurado a equipe de formação com interesse em desenvolver videoaulas ou objetos de aprendizagem que demanda a gravação em vídeo de experimentos de modo a contemplar de forma mais aprofundada os conteúdos de suas disciplinas. Considerada essa demanda e o fato de que a UFABC está concluindo a construção de um estúdio de gravação com recursos da UAB, este curso foi criado com o objetivo de capacitar os docentes e a equipe de formação para a criação e produção de vídeos.